2 de fevereiro de 2011

Benefícios da caminhada ao ar livre



A caminhada é de longe o exercício mais fácil de se praticar, pois pode ser iniciada aos poucos, cada um ao seu ritmo,  leve,  moderado e depois intenso. A escolha após o período de adaptação, fica ao gosto do praticante, há àqueles que preferem praticar o tão conhecido exercício nas esteiras das academias de ginástica por motivos de segurança ou até mera  preferência pessoal, mas quero destacar aqui os benefícios da caminhada ao ar livre. 
 
Essa prática pode ser bem indicada para quem deseja acalmar a mente, ao respirar profundamente a cada passo e observar o ambiente ao seu redor uma grande calma vai tomando conta dos sentidos, os pensamentos  vão se organizando como num armário em que vamos arrumando as coisas e deixando com um visual mais leve. Ficamos assim, mais leves após uma longa caminhada ao ar livre, são árvores, o céu, o vento, etc... e assim nossa mente vai se distraindo e se recompondo do estres do dia dia. Aqui o exercício não é com a função de queimar calorias (ainda que isso ocorra naturalmente), mas o intuito da caminhada ao ar livre é literalmente relaxar. E isso de fato ocorre, em uma  pesquisa feita pela Universidade de Essex, no Reino Unido foram comparados dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades e que praticavam e não praticavam atividades ao ar livre e naquelas que habitualmente praticam  foram constatados  efeitos positivos significantes  em relação ao aumento do humor e à autoestima dos participantes.

Já no Brasil, de acordo com um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto 40 minutos de caminhada é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática , o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Resultado: relaxamento físico e mental comprovado, o relaxamento ocorre pois durante a prática de atividades física o nosso corpo produz o chamado hormônio endorfina que é produzido pela hipófise e nos transmite a sensação de bem estar e relaxamento, sendo portanto indicada por diversos profissionais da saúde no combate a depressão.
Também considerada como a prática mais segura entre a gama de exercícios aeróbicos, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, devido seu baixo impacto para as articulações, porém isso não a desmerece em termos de eficácia e na lista das atividades aeróbicas não perde nada para os benefícios da corrida, do ciclismo ou da natação. A cada uma hora caminhando é gasto pelo corpo aproximadamente 280 calorias.

Sendo assim fica aqui a dica saudável acalme a  sua mente e tonifique o  seu corpo por meio de uma agradável caminhada diária ao ar livre.