17 de julho de 2010

O Choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã


“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmo 30:5

Esse salmo revela tudo de bom que Deus nos reserva!

Muitas vezes com o coração entristecido, nos esquecemos de olhar para as bênçãos que o Criador nos dedica a cada dia , a cada novo amanhecer, novos sons, novas cores , novos pássaros cantando, o brilho do sol, o ar que respiramos, aqueles que amamos e estão vivos e saudáveis a nossa volta.

No plano em que habitamos, o plano fenomênico, material muitas vezes a dor nos ocorre, nos assalta e ao sofrer, muitos pensam em desistir, desanimam, sentem-se acuados,dilacerados,esquecidos e sem perspectivas. Mas nada daquilo que se vive é em vão e até mesmo o sofrimento vivido nos torna uma pessoa melhor, com uma maior capacidade de discernimento e maturidade para enfrentar a vida, nunca nos é dado um fardo maior do que aquele que podemos aguentar.

O choro de uma noite, pode durar uma vida, caso não se desperte para a verdade : “Tudo já está bom aqui e agora” e ao acordarmos para essa verdade, eis a alegria que nos vem pela manhã, pois a cada momento de sopro de vida que nos é dado, recebemos também alegrias e preciosos presentes; a alegria de estar vivo, novas oportunidades a cada segundo, nas quais nós fazemos nossas escolhas, através da dádiva do livre arbítrio, novas pessoas surgem nos ensinado algo em nosso caminho e até mesmo no convívio com aqueles que estamos acostumados podemos sempre nos surpreender para o bem. Os momentos difíceis existem fazem parte da nossa passagem terrena, errar também é humano faz parte de nosso aprendizado, mas “nem tudo é o que parece” e o mesmo vale para o sofrimento.


Existe uma pequena parábola da mulher que se mudou com a família para uma nova casa e diariamente ao tomar seu café da manhã, olhava pela janela de sua cozinha e avistava a vizinha estendendo roupas no varal e ela dizia diariamente para o marido: Veja nossa vizinha não sabe lavar roupas – olhe aquela mancha em seus lençóis, qualquer dia irei lá pessoalmente ensiná-la a lavar seus lençóis... Isso é um absurdo. E seu marido ouvia quieto, certa manhã ela olhou e viu o lençol de sua vizinha sem mancha alguma e comentou com o marido: Veja acho que ela aprendeu a lavar os lençóis e seu marido respondeu: “Não minha querida fui eu quem limpei a mancha de nossa janela”!

Essa pequena história ilustra o quanto tudo na vida é uma questão de ponto de vista, de perspectiva... Podemos olhar diariamente através de uma mesma janela e não enxergar o todo que se vê...

Podemos chorar por dias, anos ou uma vida inteira, sem enxergar a alegria, que sempre nos vem pela manhã...

Certa vez uma pessoa sábia que passou por mim revelou:

“Muitos dizem - não existe felicidade – a vida é feita de momentos felizes...” mas para aquele que tem fé, esse ditado não é válido, pois este pensa: “ Não existe infelicidade, existem apenas momentos infelizes” !

E esta é a alegria que vem pela manhã, é quando se olha sob a perspectiva correta, é quando se agradece aquilo de bom que recebe a todo instante, essa alegria vem pela manhã todos os dias...é a alegria daqueles que crêem na vida, em si próprio,no próximo e na grandiosidade da Energia Suprema Criadora do Universo.