31 de maio de 2010

Resiliência



"O sapo pula por precisão não pula por boniteza" Guimarães Rosa


Sabe aquela pessoa que você conhece que passou por uma imensa tragédia? Um choque, um susto , ou simplesmente inúmeras dificuldades na vida , uma atrás da outra? Mas ela vive bem e de bem com a vida, como se nada tivesse acontecido? Possui uma energia de força positiva, que chega não parecer que sofreu tanto? Ele (a) é resiliente...


Isso mesmo, Resiliência é um termo originado na física designado a certos tipos de matérias que possuem a capacidade de armazenar energia e de se regenerar, mesmo após um estado de choque , sem alterar seu estado original.


Na psicologia é a capacidade de assumir e ultrapassar um trauma, de lidar com os problemas de maneira construtiva, de superar crises e criar perspectivas positivas em face situações de estresse. Resiliente é aquele que ao invés de ceder a tensão da situação adversa ele opta pela vontade de vencer...


Não é de hoje que ouvimos dizer que as oportunidades surgem mediante as crises e que a força humana emerge em meio as tempestuosidades da vida, isto é fato e concreto. Conheço pessoas que subiram na vida e que são dotadas hoje, de um elevado grau de maturidade e discernimento, após terem passado por experiências traumáticas ou inúmeras dificuldades dos mais variados gêneros e em fases distintas, seja na infância, adolescência ou na vida adulta e emergiram a um destino de sucesso. Aqui não falo apenas de sucesso material, mas principalmente emocional.


“Não vieste à terra para perguntar Se Deus, vida ou morte existem ou não.
Pega a ferramenta para trabalhar Pondo na tarefa cada pulsação.
Ferramenta tens, não procures em vão –Saúde, fé em ti, arte eficiente,Capacidade, poder de expressão,Coração sensível e força da mente.”
Fernando Pessoa


Conheço outras que sempre viveram com facilidades, imersas em constantes boas oportunidades, numa vida poupada de adversidades e essas são fracas desmoronam violentamente a qualquer sinal de crise ou pior, elas próprias criam problemas pelo fato de não tê-los.


É claro que não é uma regra, afinal nada na vida é, porém pela experiência e constatação dos fatos o resiliente, quando se vê acuado diante do sofrimento ou das dificuldades, se torna criativo, forte decidido a construir-se e re-construir-se apesar das feridas.

A pessoa resiliente consegue superar as adversidades de forma saudável e construtiva, o indivíduo resiliente não apresenta problemas comportamentais e emocionais frente aos agentes estressores, ele vai em frente e não se entrega ao sofrimento.

É dito pela própria psicologia que essa característica pode ser inata, mas também pode se alterar, de acordo com o ambiente em que se vive, porém é fato que aqueles menos privilegiados pelo ambiente e não nascidos com ela, podem adquiri-la com a prática e a persistência, afinal entre se entregar e vencer as adversidades da vida é mais válida a segunda opção, então neste caso bem vinda seja a resiliência...