25 de janeiro de 2009

Nutrindo ou revolvendo a semente

Quando estamos ansiando pelo resultado de algum projeto, pode ser o resultado de uma prova, a resposta de um novo emprego, aquele telefonema especial, uma mudança, uma meta de vendas a ser atingida etc. Quando estamos aguardando a concretização de um desejo, de metas a curto, médio ou longo prazo. Entramos numa onda de expectativa, o que é natural, porém, expectativa demais gera ansiedade o que pode atrapalhar a realização.

A semente que plantamos hoje não nasce imediatamente ela cresce aos poucos e não pode ser revirada constantemente, pois dessa forma não nasce.

Ao plantar devemos desapegar, temos que continuar fazendo a parte física que o pós-plantio necessita – regar vez ou outra - adubar. Mas não revirar a terra, não ficar olhando toda hora para ver se ela cresceu.

Acontece que diante da ansiedade, que existe junto do objetivo buscado, existe também uma forte tendência de duvidar que o objetivo vá de fato se realizar. E diante da ansiedade x dúvida, interfere-se negativamente, se revolve a semente, minimizando seu crescimento.

Ao contrário de revirar a terra todos os dias, para ver se a sua semente, já cresceu um pouquinho, alimente sua planta com pensamentos de luz, com energia positiva, com gratidão para tudo àquilo que já possui e visualizando que todos os seus projetos já estão realizados com sucesso.

O famoso DeRose, fundador da escola de Yoga do mesmo nome, ilustrou certa vez que podemos comprovar os efeitos dos pensamentos de luz, da mentalização positiva, através da experiência de “plantar feijões”.

Ele sugere que plantemos em potes separados algumas sementes de feijão... pode ser no algodão igual nossas professoras do primário sugeriam quando eramos crianças... Confessem quem nunca ficou olhando diariamente sua sementinha de feijão, para ver se ela estava crescendo? Mas olhar somente não basta e em excesso pode atrapalhar.

DeRose sugere, que 1 vez por dia dediquemos alguns breves minutos em frente a um dos potes enviando-lhe pensamentos positivos, visualizando que ele já está crescendo, forte, saudável, rapidamente etc...

Segundo DeRose, poucos dias após o início da experiência o pote que recebeu a vibração dos pensamentos positivos cresceu consideravelmente mais, enquanto o pote que só era ansiosamente observado, sem nenhum “nutriente de pensamento positivo”, teve um crescimento desproporcionalmente menor.

Nesse começo de semana lanço a todos um desafio, plantem suas sementes e não revolvam a terra! Irradiem alguns breves minutos do seu dia, ao acordar ou ao se deitar, (os horários não são uma regra) para emanar pensamentos de luz para seus projetos pessoais, sejam eles quais forem. Façam esse exercício para que seus desejos e metas sejam alimentados com os nutrientes necessários. E assim possam surpreendentemente crescer bem mais rápido que o esperado.