27 de janeiro de 2012

Re-Apaixonar-se

As crianças são apaixonadas pela vida



Atire a primeira pedra quem nunca esteve apaixonado? Quando estamos apaixonados aumenta a  adrenalina no organismo, você se sente mais forte, mais encorajado, mas disposto a correr riscos, ousar! Você passa a fazer coisas que antes lhe pareciam cansativas e  quando está apaixonado (a) nem se quer nota que está fazendo, você literalmente , não vê o tempo passar.

A vida tem mais graça, a pele tem mais brilho, você vê graça no sol, nos passáros, na chuva e em tudo mais. Não é a toa que os antigos diziam quando olhavam para  alguém neste estado de graça: - Viu passarinho verde?

E é delicioso vivenciar este estado de êxtase... em que tudo ganha sentido e um motivo maior, um colorido mais vivo.
Deveria existir vidros de paixão na farmácia, pra vender sem contra-indicação e sem efeito colateral. Quem conseguisse inventar essa fórmula ficaria rico. Porque por hora o grande mal da paixão é que paixão acaba, mas por que algo tão bom de repente se evapora? Se esvai como fumaça no vento?

Não sei a explicação científica para o fim da paixão, mas o que sei é que o se humano está sempre em busca do novo e do desafio e nos apaixonamos não somente por pessoas e na verdade é sobre essa paixão pela vida que venho falar aqui.

Sempre que começamos algo novo que desejamos muito nos apaixonamos ; nos apaixonamos por novo  trabalho, uma amizade, um artesanato, um hobby, uma nova profissão... seja o que for, quando começamos algo novo ou obtemos algo muito desejado  nos sentimos impelidos por esta paixão e parece que tudo anda melhor assim.


"Os olhos gostam de ver o belo e nunca os horrores"

Em algum lugar na adolescência li essa frase e ela ficou marcada acho que é bem por ai. Gostamos de ver o belo e nessa busca da beleza nos apaixonamos por aquilo tudo que nos parece perfeito, ideal e assim neste estado de graça caminhamos apaixonados pela vida , por tudo que ja citei ou até mesmo pelo marido, esposa, namorado... até que um dia de repente aquilo tudo não tem mais tanta graça assim, Por que?

O fato é que não há vida plena. Filmes de Hollywood a parte, a vida real é cheia de percalços, as pessoas são repletas de defeitos e o dia a dia nos reserva inúmeros obstáculos e muitas vezes quando se depara com estes desafios "da não perfeição", o ser humano se Des-Apaixona, como que num passe de mágica. E são nessas dificuldades que existem para serem transpostas e superadas em que a maioria das pessoas se DesApaixonam, desanimam, deixam de lado o seu querer, afinal , aquilo não era tão bom quanto se imaginava! Será que não? 

Tudo que assuminos na vida, novas profissões, novos amores, novos amigos, novos projetos, cada uma dessas coisas contém defeitos e em tempos de vida perfeita pregada pela mídia nos sentimos impelidos a deixar de lado tudo aquilo que não é "tão simples assim".

Vale a pena refletir que não somente a beleza está nos olhos de quem vê, mas a paixão também,  por isso Re-Apaixonem-se quantas vezes forem necessárias, por você mesma, pela vida e por todo o kit de desafios que ela lhe traz todos os dias   ao amanhecer e perceba que ainda assim, vale a pena estar em êxtase, vale a pena se encantar com tudo isso e lutar. Vale a pena não somente se apaixonar, mas se Re-Apaixonar quantas vezes forem necessárias.