13 de fevereiro de 2010

Saudade um sentimento além do tempo



"Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela."

Sempre achei intrigante o significado do sentimento : saudade. A palavra saudade existe somente no idioma português , em inglês por exemplo os americanos utilizam a expressão – “sentir falta” Assim como no idioma inglês as diversas definições encontradas em outras línguas não denotam exatidão ao termo - sentir saudade - e ao longo da vida sempre observei esse sentimento sem conseguir defini-lo sem margem de erro, mesmo sentindo- o em diversos momentos.


Recentemente recebi um adorável slide, não sou de ver com freqüência slides , mas este despertou meu interesse em especial, pois falava do tema saudade, ele contava a breve história de um médico que trabalhava com crianças com câncer e certa vez envolto aos seus próprios questionamentos e momentos de desânimo diante dos mistérios da vida - deparou-se com uma adorável garotinha - já em faze terminal - que lhe deu uma grande lição sobre morte e vida e principalmente sobre o amor.


A garotinha sabia de sua condição de doente e também da proximidade de sua morte, porém mantinha-se tranqüila - serena aceitando a condição com naturalidade.
O médico falando com a menina tentou animá-la a respeito de sua possível recuperação e a garotinha docilmente lhe disse: _ Tio eu sei que vou morrer... e o médico perguntou e você não tem medo ?

A garotinha respondeu: Não tio não tenho medo ... e explicou: Sabe quando somos crianças e estamos dormindo fora da nossa cama e nosso pai nos carrega e nos leva para nossa cama?

Assim será quando acontecer, o Pai virá me levar para o meu verdadeiro lar de origem, mas o que me preocupa é a tristeza que minha mãe irá sentir, por que sei que ela me ama muito e sentirá muitas saudades de mim.
O médico estarrecido dsse: E pra você o que quer dizer saudades? Você sabe o que isso significa?

"Saudade é o amor que fica!"

Sim tio, saudades, é o amor que fica e sei que minha mãe me ama muito e esse amor não irá acabar mesmo quando eu partir.

A partir deste episódio o médico repensou seus conceitos, reviu valores e ao mesmo tempo se encheu de energia para prosseguir enfrentando seus desafios, através da singela sabedoria de uma garotinha, assim ele enxergou por outro prisma seus aparentes fracassos e passou a valorizar mais a vida! Denominou como, “anjo” essa garota, que o transmitiu tamanha sabedoria com tão pouca idade.


"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo queaprendemos a amar...Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado.Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre..."

*Bob Marley

E é isso: “ Saudade é o amor que fica” não pude deixar de pensar nas pessoas que amo, algumas com as quais não convivo, mas principalmente naquelas que já partiram desta vida, para o plano espiritual, das quais sinto muita saudades e nunca me esqueço, assim pude compreender que realmente o amor que elas me deixaram nunca irá morrer. Parafraseando o conteúdo do slide e a frase de Bob Marley, assim como meus sentimentos posso concluir que saudades é o amor que fica e o amor é mesmo imortal!