7 de julho de 2009

Conseguir emprego ou ganhar na Mega- Sena? O que é mais difícil?






















Para o mundo que eu quero descer!


Gente eu só posso estar ficando louca , ou muito chata e crítica a medida que envelheço.
Tenho observado bem de perto o mercado de trabalho, até porque estou procurando emprego, depois de uma parada estratégica e pensada de quase um ano fora do mercado de trabalho, na qual optei a duras penas, por somente estudar para concursos. Agora estou em busca de uma “recolocação” no mercado.


As coisas que tenho visto em termos de anúncios de emprego são assustadoras e me pergunto onde este mundo vai parar? Acho que estamos à beira do caos.

Quem consegue viver ou se manter gastando com casa, comida etc.. Com uma média salarial entre R$600,00 a R$1,000?
Vá la dizer que com R1,000 a conversa começa a melhorar (mas convenhamos nos dias de hoje isso não é nada, basta fazer uma despesa básica no supermercado para ter noção disso)
E com R$600,00 então? Para não ser mais pessimista pois tem salário ainda pior por ai!


Outro dia, fui fazer entrevista e fui obrigada a ouvir a seguinte pergunta da gerente da “empresa”, que me tirou do sério: - Você precisa trabalhar?
Não vou citar nomes, nem o dela, nem da empresa, (mas poderia) porém, por questões éticas prefiro não comentar.

- Você precisa trabalhar?

Juro por Deus, eu não acreditei na hora que ouvi isso, e perguntei : Como?
Parecia que eu não estava ouvindo aquilo, não me parecia real!
Ai eu disse para ela: Não entendi?
E ela repetiu na maior cara dura: Estou perguntando se você precisa trabalhar? Se tem necessidade de ter um emprego?


Gente, pará o mundo que eu quero descer... .
Me respondam que pessoa que gasta seu tempo, energia, dinheiro de ônibus ou de gasolina e estacionamento, estando de desempregado para ir numa entrevista caso não precise trabalhar????


Alguma coisa está errada eu diria que várias, não sou economista nem política para avaliar o governo Lula apesar de ter minhas críticas e decepções pessoais com relação a ele, pois votei no mesmo... mas realmente de fato alguma coisa está muito errada!


E nesses casos todos de baixos salários por ai e não se entra ai no mérito da qualificação, pois qualificação é o que mais se exige até nas vagas mais básicas e primordiais é exigido experiência.
Quer trabalhar de “demonstradora” num supermercado?
Tem que ter no mínimo 6 meses de experiência!


Quer ser recepcionista de hotel e ganhar um pouquinho mais?
Tem que ter nível superior completo em hotelaria ou turismo ou no mínimo estar cursando a faculdade e também ter inglês e espanhol fluente, afinal irá atender os cleintes internacionais ( que dependendo do estabelecimento não aparece nunca um desses!).


A prova viva disso é que tenho pessoas do meu círculo de amizade que trabalham em hotel em cidade do interior, a quase um ano e até hoje não atenderam sequer 1 estrangeiro pra contar história! Mas tudo bem o sacrifício vale a pena,? "por que afinal de contas irá ganhar melhor... Melhor quanto? R: R$900,00"...

Parece brincaira e de mau gosto, é claro!

É... pará mesmo o mundo, que eu quero descer! E eu que sou formada em jornalismo, agora como já citei em texto anterior, nem precisa mais de diploma para ser jornalista.
Bem por essa lógica faz até mesmo um pouco de sentido, quem precisa mesmo de diploma universitário para ganhar R$600,00 ou para ganhar R$900,00????


Os salários que são oferecidos hoje para as pessoas que tem graduação seja em qualquer área são uma vergonha, tenho amigos formados em diverasa áreas, o problema nem é a área em questão! Fisioterapeutas, nutricionistas, administradores de empresas, todos que estão desempregados passam pelo mesmo drama!

Salvo aquelas chamadas: “pessoas de sorte “ que conseguiram entrar numa empresa em que são valorizados, a maioria pena por ai em busca de um lugar ao sol, isto é , de um salário decente que faça jús ao menos, com o que se gastou com a faculdade.

Hoje pessoas altamente qualificadas estão fora do mercado de trabalho com pós graduação, idiomas fluentes, experiência na área entre outras coisas.

Não estou desvalorizando ninguém com diploma, ou sem! Muito menos as pessoas que por força da necessidade se vêem obrigados a aceitarem baixos salários, mas sim, criticando a mentalidade das empresas que exigem alta qualificação e respondem com baixos salários, a economia brasileira que privilegia cada vez mais os mais ricos e empobrece cada vez mais os menos favorecidos...

É de cortar o coração ler ou ouvir os relatos de quem desesperadamente batalha por uma oportunidade!


Mas como nem tudo está perdido, faço parte de um grupo de empregos que envia aos associados vagas gratuitamente todos os dias: Emprega Campinas, ao grupo minha admiração e agradecimento em meu nome e em nome de todos aqueles que usufruem do serviço do mesmo.
É animador saber que ainda existem pessoas boas, preocupadas em ajudar o próximo sem nenhum interesse, que gastam seu tempo, que é precioso pra dedicar em auxílio de quem precisa!