23 de dezembro de 2008

Max Gehringer

Dicas para o mercado de trabalho
Por Daniela Valadares Figueiró
Foto Marcelo Mendes

Max Gehringer consultor em RH, administrador de empresas, autor de diversos livros e conhecido por seu quadro Emprego de A a Z no Fantástico dá dicas para o mercado em entrevista com enfoque em carreira, criatividade e currículo.

Residenciais. Qual é o perfil profissional que as grandes empresas buscam hoje?Max Gehringer. As empresas buscam hoje o profissional criativo. Antigamente, era proibido ter idéias; hoje as idéias são valiosas e o criativo está em alta. Mas não aquele que tem uma grande idéia na vida e sim aquele que tem pequenas grandes idéias todos os dias. Qualquer um de nós pode ter uma idéia por dia; basta acordar e decidir que hoje vou ser melhor do que fui ontem.

Residenciais. Como desenvolver essa característica na prática?Max Gehringer. Na prática, significa chegar no local de trabalho, olhar para tudo o que se vê todos os dias, mas ainda assim conseguir ver um jeito diferente de fazer as coisas. Um jeito mais fácil, mais rápido, mais barato, com mais segurança, mais alegria, mais lucro, mais alguma coisa. Este é o criativo que desesperadamente as empresas procuram.

Residenciais. O que pesa mais nos dias de hoje: experiência profissional ou formação acadêmica?Max Gehringer: Formação acadêmica para entrar e experiência profissional para ficar. Numa entrevista, é avaliado se o candidato tem ou não uma boa bagagem acadêmica. A partir do momento que ele entra na empresa, precisa esquecer a bagagem acadêmica e mostrar resultados. A empresa quer números. Sempre será dispensado aquele que não mostrar resultado.

Residenciais. O que de pior um candidato pode fazer numa entrevista de emprego?Max Gehringer. Reclamar. Não reclame de nada, nem da empresa anterior, nem do chefe anterior, nem da vida. Há pessoas que já têm incorporadas em si a atitude permanente da reclamação. Essa mesma atitude também deve ser observada dentro do ambiente de trabalho no dia-a-dia, pois a reclamação sem fundamento cai sempre no vazio.