22 de maio de 2011

Abraço um bem necessário hoje e sempre





"O melhor presente que você pode dar é um abraço: ele é tamanho único, e ninguém vai se importar se você quiser devolvê-lo."
Autor Desconhecido




Pessoas surpresas, pessoas desconfiadas, pessoas sorrindo, pessoas sem entender muito bem  o que estava  acontecendo, crianças correndo alegremente em direção aos palhaços para o desfecho final: O Abraço!


Este era o cenário no  Centro de Convivência em Campinas hoje domingo 22 maio , dia Internacional do Abraço. Para comemorar e enaltecer esta data, pessoas normais como eu  e como você . Foram ao local abraçar, isso mesmo! Essas pessoas  fazem parte do grupo de voluntários, Paçoca Fina, e se reuniram  hoje com sorriso largo e muita animação no Centro de Convivência, das 09hs  às 14hs,  para celebrar e abraçar (literalemente) no dia Do Abraço.



Juliana Crude voluntária do grupo, com seu sorriso cativante decalara: "Estamos no segundo ano desta ação e sinto que neste ano as pessoas estão bem mais receptivas, teve até quem reconhecesse o grupo, acho que nosso trabalho é muito importante para ressaltar, o quanto é bom um abraço! Acho que na loucura conturbada da vida diária, as pessoas se esquecem destes valores e hoje com esta ação, acredito que cada pessoa abraçada vai para casa com uma sementinha em seu coração; com uma profunda reflexão,  do quanto é importante exercer a fraternidade!"
Juliana ainda destaca que essa atitude de abraçar o outro, é uma  prática que começa de dentro da própria  família, por exemplo,  "esse gesto fraterno começa dentro de casa são valores humanos e de carinho com o próximo que devem ser transmitidos no ambiente familiar. Não posso doar para o outro aquilo que não aprendi!" explica.



"Um abraço vale mais que mil palavras.
Pois o abraço serve para todas as ocasiões, seja vc feliz ou triste.
O abraço é a palavra que vc quer ouvir e o carinho que vc quer receber.
Um simples abraço me fez desistir de morrer, pra em seu lado viver."
Gustavo André


Para Fernanda Thomazzini que estava passeando pelo Centro de Convivência, nesta manhã e foi surpreendida por um caloroso abraço a resposta é ; "me senti acolhida, me senti feliz, me senti confortável, me senti acariciada por uma alma. Este gesto me fez sentir notada, percebida e  é como se isso resgatasse a sensação  de "grupo" , numa inciativa como esta o "individualismo" se perde!



Augusto Goldenberg que também é voluntário do grupo Paçoca Fina afirma; " Nosso trabalho e a reação das pessoas mostra que ainda há gente feliz neste mundo!"


"De repente me deu vontade de um abraço
Uma vontade de entrelaço, de proximidade
De amizade, sei lá
Talvez um aconchego que enfatize a vida
E amenize as dores
Deu vontade de poder rever
Saudade de um abraço
Só sei que me deu vontade de um abraço"
Desconhecido


Ronaldo Ruiz Duarte-  mais conhecido como o Costelinha, do Paçoca Fina - conta que uma das maiores emoções que ja vivenciou  desde a primeira ação do grupo, é a reação das crianças; "elas correm em nossa direção demonstrando uma imensa felicidade em  nos ver e na possibilidade de abraçar, é uma espontaneidade de carinho que não tem preço!"



Questionado sobre a importância da iniciativa do Paçoca Fina ele explica, " O nosso trabalho é um trabalho de humanização,  neste mundo conturbado em que vivemos , onde para tudo há pressa, existe um afastamento no contato com o outro. O contato  era comum no passado na vida em comunidade,  mas agora é preciso resgatar esse valor na cidade grande - essa é uma das razões pelas quais estamos aqui abraçando!"




E abraçar e ser abraçado é mesmo bom demais, e o que comprova isso são as palavras de Rose Batista, também abraçada inesperadamente nesta manhã; " Isso é uma delícia é de graça e faz muito bem, é uma coisa bonita de se ver, de sentir, é inédito, inesperado e dá uma alegria deliciosa"!




"Tudo que você pensa e sofre,
dentro de um abraço se dissolve..."
Martha Medeiros


Dr. Harold Voth, psiquiatra da Universidade de Kansas, afirma em  seus estudos e teses sobre o abraço que “o abraço é o melhor tratamento para a depressão. Objetivamente, ele faz com que o sistema imunológico do organismo seja ativado. Abraçar traz nova vida para um corpo cansado e faz com que você se sinta mais jovem e mais vibrante. No lar, um abraço todos os dias reforça os relacionamentos e reduzirá significativamente os atritos".


Segundo a autora, Helen Colton,  em seus estudos sobre a importância do abraço ele  faz bem para saúde,  “quando a pessoa é tocada a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro. O aumento da hemoglobina ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo no caso de alguma enfermidade". 
No livro a Terapia do Abraço de,  Kathleen Keating os benefícios do abraço tem um fundamento lógico e somam uma ampla lista que vale a pena conferir
  • Faz a gente se sentir bem.
  • Acaba com a solidão.
  • Faz a gente superar o medo.
  • Abre passagem para os sentimentos.
  • Constrói a auto-estima (Uau! Ela quer mesmo me abraçar!)
  • Estimula o altruísmo (Não posso acreditar, mas realmenteestou querendo dar um abraço naquele velho filho da mãe!)
  • Retarda o envelhecimento.Pessoas que gostam de abraço permanecem  jovens por mais tempo.
  • Ajuda a controlar o apetite. Comemos menos quando estamos bem alimentados com abraços.
  • Alivia a tensão.
  • Combate a insônia.
  • Mantém em forma os músculos dos braços e dos ombros.

O livro ainda afirma que pesquisas científicas comprovam que o "toque" físico nao é apenas agradável para o ser humano ele  é  de fato necessário para o seu bem estar. O toque segundo especialistas, também seria o responsável pela sensação de dimunição da dor, da angústia e da ansiedade.

Pensando em tudo isso só podemos concluir:

Vale a pena abraçar, começe agora, começe já!

Não se preoucupe com os tabus impostos pela sociedade , nem com seu padrão de rigidez moral que pode até mesmo pensar coisas como, "homem não abraça", abraça sim! E fica mais feliz com isso!  E o mesmo vale para  as mulheres, idosos, crianças, pois para abraçar não tem idade, nem contra- indicação.
E a jornalista aqui que vos escreve, é claro ja concretizou no  dia de hoje um enorme abraço!
E aqui com carinho compartilho um pouco dele com vocês: 
Feliz Dia do Abraço para todos os meus leitores e para todo o mundo...





Bastidores- Comentários adicionais
Tive o enorme prazer de receber nesta manhã enquanto produzia esta matéria, um abraço deste grupo especial!  Meus parabéns a Turma Paçoca Fina, por esta comovente iniciativa de doar abraços no Centro de Conviência em Campinas, pelo segundo ano consecutivo. Vale ressaltar esta admirável ação em prol  do carinho ao próximo sem nenhum interesse! 
Pude comprovar que realmente o efeito é encantador... 
E eu definitivamente como sempre acreditei enfatizo: O abraço, é  de fato é um gesto que vale mais que mil palavras! 
E são por ações , como esta de um grupo de voluntários desinteressados, que ainda é possível acreditar : O "humano"  existe, mesmo em meio há tanta tecnologia, correria e individualismo do mundo moderno.
Mais uma vez ...só para reforçar o conceito: Um grande Abraço para vocês!!!!