30 de setembro de 2012

Um retrato de humor

Para aquela que sempre foi alegre, desbocada, sarcástica eu achei essa charge uma graça acho que ela iria rolar de rir. Parabéns  a autora da charge, achei inteligente e  com uma dose de Bom humor com carinho: 


Hebe Camargo acabou de partir e ja deixou saudades







Um dos sorrisos mais famosos e largos do Brasil nos deixa a amiga, querida, alegre, talentosa, corajosa, guerreira, espirituosa, amorosa, cidadã, sarcástica, verdadeira. A estrela: cantora, atriz e apresentadora Hebe Camargo deixa de brilhar por aqui e passa a brilhar no céu.


Um dos maiores ícones da história da televisão brasileira, que se mistura com a própria história nacional da TV. Referência de talento há seis décadas, 60 anos de carreira 83 anos de idade.


Uma daquelas pessoas queridas que pensamos em nosso íntimo  ser nosso patrimônio histórico e que achamos que viverá para sempre.

Desbocada, alto astral, irreverente, cômica deve estar fazendo festa lá no céu e reencontrando pessoas queridas.



Não tem como eu pensar em Hebe Camargo sem associar a uma pessoa muito querida da minha vida que também já partiu desse mundo: Minha avó Laurinete. Durante minha infância acompanhei a admiração da minha querida e amada vó Lauri! Era assim que eu a chamava pela estrela Hebe.
Quando eu era criança eu não entendia bem a admiração da minha vó  por ela, mas respeitava o seu gosto e  depois de tanto assistir passei a gostar, achava muito gostoso aquele programa com uma apresentadora alegre, espalhafatosa, super arrumada com brilhos,  espontânea que dava  beijinhos nos seu entrevistados, que reunia um monte de gente bonita em seu programa e falava sem parar.


Certa mesmo estava a vó Lauri, sobre sua admiração para com a Hebe, e  ao  longo dos anos fui percebendo  isso percebendo que esta mulher tão admirada pela minha avó era mesmo o máximo.

E nas tristes coincidências da vida perdi minha amada e querida avó quando eu tinha 15 anos , há 21 ano atrás com diagnóstico de câncer no estômago, apesar de não ter falecido exatamente pelo câncer sabemos que a parada cardíaca de Hebe foi decorrência das debilidades causadas pela doença nos últimos 3 anos. 

Depois que minha vó partiu deixe de assistir  a Hebe, mesmo com toda a alegria inata da apresentadora o programa me  despertava a saudade da vó querida, saudade do cheiro de café, do arroz doce, da carne de panela, do jeito exagerado e espalhafatoso da vó Lauri, hoje percebo claramente que ela tinha muito em comum com a Hebe, talvez por isso, a admirasse tanto, por perceber qualidades em comum  com a estrela, por se espelhar na guerreira de sua geração para a batalha da vida.

21 anos depois a vó Lauri ainda está aqui no meu coração de uma maneira tão viva, que até assusta as vezes, tem dias que penso no que ela diria quando algumas coisas acontecem na minha vida, as vezes sinto o cheiro do seu café, ouço sua risada, escuto ela pedindo silêncio ou pedindo pra mudar de canal que ia começar seu programa preferido. 

O tempo passou e ainda assim as vezes fecho os olhos e fico tentando imaginar de novo o sabor do  arroz doce da minha vó , o cheiro do seu perfume ou a força do seu abraço. Hoje com a partida da Hebe penso até no que ela diria sobre isso: sua atriz preferida deixando essa Terra.

Acho que se as pessoas ficam descansando no céu e encontram e reencontram umas com as outras , dá até  pra imaginar a certa alegria que a chegada da Hebe  causaria na vó Lauri: a Hebe querida agora está mais perto de novo, também está no céu. Elas sorriem.

E aqui na Terra, nós choramos nossas perdas e lamentamos nossas saudades, mas como disse Antonio Fagundes, hoje no Faustão: 

“ Não podemos deixar que nosso egoísmo queira deixá-la por mais tempo por aqui, pois   ela estava sofrendo. E o que podemos dizer? Obrigada pelo tempo que esteve com agente.”

É claro que eu queria minha avó Lauri aqui até hoje e a Hebe também, para sempre,  mas ela estava sofrendo, então Deus a chamou pra descansar e agora anos depois, a  Hebe também. Que seus sorrisos estejam iluminando o céu, pois suas presenças estarão sempre em nosso coração. O tempo não apaga o amor, nem as boas lembranças.


15 de setembro de 2012

Frase da Semana



"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
Cora Coralina

A contagem do tempo



Dia, semana, meses, anos. O tempo transcorre nesta cronologia. E a gente precisa saber que dentro de cada espaço deste, temos ainda: uma emoção pra sentir, um trabalho para realizar, uma luta pra vencer, uma viagem para acontecer, um amor para chegar e um sonho para realizar. Ainda há muito a se fazer. "
Ita Portugal


Parei hoje para marcar o tempo e vi que o tempo passou... De quebra são seis meses que eu não passo por aqui pelo meu espaço preferido. Meu espaço adorável de linhas e palavras que expressam um pouco do que sinto, do que sou, de como vejo o mundo. Esse mundo que está tão veloz que quase não conseguimos acompar sua pressa e  eu diria que  é tudo um piscar de olhos.

Pisacamos nossos olhos e lá está um novo dia, piscamos novamente eis uma nova semana, um novo mês , um novo ano... e vejo muita gente por ai ligado (a) no piloto aumtomático. Eu diria que são robozinhos da vida e não a vida em si. Pessoas consumidas por seus trabalhos, por suas tarefas, seus afazeres  ou sofrimentos diários e lá  perdem os seus dias.

Acredito que o verdadeiro significado da vida seja dar amor: Dias vividos sem dar amor são dias sem vida. Quando paramos pra olhar para trás em nossa história de vida, devemos refletir: O quanto doei de amor? 

Ser amoroso deixa marcar positivas por onde quer que passe, uma palavra, um sorriso, um gesto de carinho e atenção com que está num momento de dor, um incentivo, um abraço, um beijo, a preocupação com os outros, em tudo isso está embutido o amor, e assim com ele a vida fica mais colorida, mais leve ela ganha um sentido, você se sente forte, grande e feliz.

Tenho pena das pessoas que são pobres de amor, que gastam seu tempo focadas em somente "ostentar bens materiais" ou em "cuidar da vida dos outros" no mal sentido. Com a falta de amor o ser humano padece e a lei da vida é dar para receber, quem não dá amor provavelmente não terá, pois o que lançamos no universo volta para nós invariavelmente. Mas o que o tempo tem haver com isso?

A velocidade do tempo não nos sufoca quando temos o coração preenchido de amor, com ele temos a certeza de estar sendo o melhor que podemos ser. E ao ser assim, quando olhamos pra trás não lamentamos mais a passagem rápida do tempo, pois temos assim a certeza que todo nosso tempo foi usado para bons propósitos. 

O tempo passa... O amor permanece!

 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; (...)
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:1-13
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
1 Coríntios 13:1