30 de setembro de 2012

Hebe Camargo acabou de partir e ja deixou saudades







Um dos sorrisos mais famosos e largos do Brasil nos deixa a amiga, querida, alegre, talentosa, corajosa, guerreira, espirituosa, amorosa, cidadã, sarcástica, verdadeira. A estrela: cantora, atriz e apresentadora Hebe Camargo deixa de brilhar por aqui e passa a brilhar no céu.


Um dos maiores ícones da história da televisão brasileira, que se mistura com a própria história nacional da TV. Referência de talento há seis décadas, 60 anos de carreira 83 anos de idade.


Uma daquelas pessoas queridas que pensamos em nosso íntimo  ser nosso patrimônio histórico e que achamos que viverá para sempre.

Desbocada, alto astral, irreverente, cômica deve estar fazendo festa lá no céu e reencontrando pessoas queridas.



Não tem como eu pensar em Hebe Camargo sem associar a uma pessoa muito querida da minha vida que também já partiu desse mundo: Minha avó Laurinete. Durante minha infância acompanhei a admiração da minha querida e amada vó Lauri! Era assim que eu a chamava pela estrela Hebe.
Quando eu era criança eu não entendia bem a admiração da minha vó  por ela, mas respeitava o seu gosto e  depois de tanto assistir passei a gostar, achava muito gostoso aquele programa com uma apresentadora alegre, espalhafatosa, super arrumada com brilhos,  espontânea que dava  beijinhos nos seu entrevistados, que reunia um monte de gente bonita em seu programa e falava sem parar.


Certa mesmo estava a vó Lauri, sobre sua admiração para com a Hebe, e  ao  longo dos anos fui percebendo  isso percebendo que esta mulher tão admirada pela minha avó era mesmo o máximo.

E nas tristes coincidências da vida perdi minha amada e querida avó quando eu tinha 15 anos , há 21 ano atrás com diagnóstico de câncer no estômago, apesar de não ter falecido exatamente pelo câncer sabemos que a parada cardíaca de Hebe foi decorrência das debilidades causadas pela doença nos últimos 3 anos. 

Depois que minha vó partiu deixe de assistir  a Hebe, mesmo com toda a alegria inata da apresentadora o programa me  despertava a saudade da vó querida, saudade do cheiro de café, do arroz doce, da carne de panela, do jeito exagerado e espalhafatoso da vó Lauri, hoje percebo claramente que ela tinha muito em comum com a Hebe, talvez por isso, a admirasse tanto, por perceber qualidades em comum  com a estrela, por se espelhar na guerreira de sua geração para a batalha da vida.

21 anos depois a vó Lauri ainda está aqui no meu coração de uma maneira tão viva, que até assusta as vezes, tem dias que penso no que ela diria quando algumas coisas acontecem na minha vida, as vezes sinto o cheiro do seu café, ouço sua risada, escuto ela pedindo silêncio ou pedindo pra mudar de canal que ia começar seu programa preferido. 

O tempo passou e ainda assim as vezes fecho os olhos e fico tentando imaginar de novo o sabor do  arroz doce da minha vó , o cheiro do seu perfume ou a força do seu abraço. Hoje com a partida da Hebe penso até no que ela diria sobre isso: sua atriz preferida deixando essa Terra.

Acho que se as pessoas ficam descansando no céu e encontram e reencontram umas com as outras , dá até  pra imaginar a certa alegria que a chegada da Hebe  causaria na vó Lauri: a Hebe querida agora está mais perto de novo, também está no céu. Elas sorriem.

E aqui na Terra, nós choramos nossas perdas e lamentamos nossas saudades, mas como disse Antonio Fagundes, hoje no Faustão: 

“ Não podemos deixar que nosso egoísmo queira deixá-la por mais tempo por aqui, pois   ela estava sofrendo. E o que podemos dizer? Obrigada pelo tempo que esteve com agente.”

É claro que eu queria minha avó Lauri aqui até hoje e a Hebe também, para sempre,  mas ela estava sofrendo, então Deus a chamou pra descansar e agora anos depois, a  Hebe também. Que seus sorrisos estejam iluminando o céu, pois suas presenças estarão sempre em nosso coração. O tempo não apaga o amor, nem as boas lembranças.