31 de julho de 2011

Dos sete pecados capitas a Inveja é o mais silencioso e nocivo



"Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve"
Autor desconhecido


Historicamente os Sete Pecados Capitais que conhecemos hoje antecedem a origem do catolicismo, estariam eles já prescritos desde os tempos dos gregos antigos, mas nesta época como forma de precaução pra uma vida saudável e regras   morais.

Os Sete Pecados Capitais são apresentados pela igreja e entre eles está,   A Inveja.
Na vida real o sentimento considerado um pedado é retratado em  novelas, livros de grandes escritores  e acima de tudo é  conceito que todos nós em algum momento da vida somos alvo. Um sentimento horrível para quem sente e principalmente para aquele que é alvo do invejoso.

De acordo com o catolicismo a  inveja é considerada um  pecado, porque o invejoso ignora suas próprias bênçãos e deseja estar no lugar do outro, deseja ter as mesmas coisas que o outro tem  e ser  o que o outro é,  almeja “ter oque  outro tem ”  ou “ser o outro é ”,  em lugar de “buscar o próprio crescimento espiritual”. Seria o  desejo exagerado por posses, status, habilidades, características emocionais ou físicas  , o  que  o outro possui,  é literalmente o viver para cobiçar o que é do próximo.

E falando assim parece exagero mas não é ... o mundo está ai habitado aos montes por invejosos de plantão, e muitos   nem sequer se dão ao trabalho de disfarçar seu carregado sentimento negativo. É curioso observar a raiva e o incômodo que o invejoso carrega diante das conquistas do seu alvo.

Eu em meu senso comum dividiria o invejosos  em duas categorias distintas: o invejoso a distância que é aquele que a inveja que ele sente é tanta, que ele nem sequer consegue se aproximar de seu alvo, ele apenas se concentra em emitir para o invejado suas más energias -  vistas até a olho nú -  num olhar fulminante quando encontra com o invejado, ou em fofocas, ou mesmo na busca clara por querer prejudicar o outro criando de alguma forma uma barreira real em seu caminho.

E também acredito que existe aquele invejoso silencioso, este é o pior “tipo” de invejoso,  pois é ardiloso se disfarça de AMIGO.... é ele incorpora a carapuça de bom moço  e de amigo solicito, admirador. Está sempre elogiando seus feitos, sempre tentando se fazer presente em sua vida de alguma forma, para “sugar” completamente as energias positivas que estejam ao redor de seu alvo. Cuidado! Não se enganem! Estejam atentos em seu dia dia com este pseudo- amigo invejoso. E como diria a bíblia são os lobos em pele de cordeiro, ou no dito popular são aqueles que choram lágrimas de crocodilo ( Lágrimas falsas) Só para constar o crocodilo quando está comendo sua presa, chora! Biologicamente é porque a passagem do animal por sua boca pode  pressionar com tanta  força o céu da boca do crocodilo, o que comprime suas glândulas lacrimais. Assim, enquanto ele devora sua vítima, caem lágrimas de seus olhos.  Assim são os invejosos silenciosos... Enquanto fingem que torcem por seu sucesso na verdade, comemoram cada uma de suas derrotas,  e de toda maneira sem que você perceba tentam colaborar com elas.  Mais ainda assim não tema os invejosos, pois como diria Oscar Wild: 

“O número dos que nos invejam confirmam as nossas capacidades.”