7 de maio de 2010

Que dia é o Dia das mães?





Fico me perguntando, mãe tem dia?

Acredito que o sentimento de gratidão para com aquela que nos trouxe ao mundo deve ser uma constante em nosso dia a dia, uma demonstração diária de amor, carinho respeito em todos os dias do ano e por toda vida, ele não deve ser manifestado apenas em uma data comercial intitulada “dia das mães”. Este é o pseudo dia das mães, dia em que se dá um presente ou se faz presente, pelo fato da data. É valido? Sim, toda demonstração de carinho é válida, mas neste caso aquela que nos trouxe ao mundo merece muito mais que um dia de atenção!


Só viemos ao mundo pelo ato da grande luz que é a fascinante luz da maternidade. O louvável dom da mulher de poder trazer uma vida ao mundo! Ainda que fosse somente por este motivo, já devemos uma gratidão eterna para com nossas mães. O amor materno, porém, não para por ai, ele se estende até criação do pequeno filhote, totalmente dependente e frágil. E lá está a mãe. Mãe que amamenta, acompanha, cria, se preocupa,educa ,sente, sofre, chora e ri, pelos atos daquela criatura até o resto de sua vida, por todos os dias dela, num amor desprendido! Sabendo que está criando o seu filhote dependente para sua independência, para que um dia ele possa voar...


Por isso eu acredito que dia das mães é todo dia, não se restringe a uma mera data comercial uma data a data imposta para vender mais eletrodomésticos, uma mera incitação ao consumo exacerbado dos mais variados itens, assim como nos é imposto em datas como “dia dos pais”, “dia das crianças”, esse eu creio que seja chocante a forma como a mídia manipula a mente dos pequenos estimulando-os a desejarem os mais variados lançamentos de brinquedos e assim valores como o afeto e o respeito vem sendo cada vez mais desvalorizados em nossa cultura consumista, que valoriza o efêmero. O consumo se torna algo super valorizado desde a infância, cuidado senhores pais fiquem atentos aos excessos. Tudo começa nos exemplos e na forma que se conduz seu pequeno filhote.


Tem também o comercial dia dos namorados, mas alguém se lembra do dia Mundial contra o trabalho infantil? Contradizendo o senso comum que é focado apenas em datas vendáveis, o dia 12 de junho é também a mesma data do dia Mundial contra o Trabalho infantil.
Estima-se que cerca de 245,5 milhões de crianças trabalhem no mundo todo, sendo privadas do direito a educação, saúde e a sua liberdade de brincar e simplesmente ser criança. Sendo assim dá pra considerar que este enfoque é muito mais importante, que a comercial data do “dia dos namorados” ? Creio que sim, não aqui desmerecendo os casais apaixonados...


E quanto ao significado das datas religiosas?
Datas como Natal e Páscoa, em que o significado original é espiritual e religioso? Ninguém ouve falar mais nesta essência, pelo menos não na mídia. Por isso, aqui também, mais uma vez cabe aos pais ficarem atentos e sinalizarem aos seus filhos: Nem tudo na vida é mero comércio e consumo.
O Natal e a Páscoa vão muito além do que ao que se resumem hoje para a maioria das pessoas, mera compra de ovos de chocolate e presentes... Lamentável!

Vale lembrar, que não é uma questão de aversão as datas comerciais, mas sim ao esquecimento dos valores, das emoções e fatores históricos que cada data carrega consigo, bem como a falta de uma divulgação pertinente para datas que nem sequer ganham espaço na mídia e são de extrema importância, como por exemplo, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.


Penso que para tudo nesta vida deve haver, “dois pesos e duas medidas”, para que haja um equilíbrio no todo da nossa sociedade. Assim, além de divulgar somente o lado comercial de diversas datas que comemoram-se em nosso meio - o ideal porém utópico - seria que a mídia também divulgasse o outro lado da moeda, na minha opinião bem mais importante.