22 de fevereiro de 2010

Cuidado com o próprio umbigo

Fico assustada com a capacidade que algumas pessoas tem de olhar apenas para o próprio umbigo, um jeito egoísta de ver a vida acreditando que somente ele (a) possui problemas e que os seus são maiores que os dos outros.


Eu creio que algumas pessoas ao longo da vida perdem a sensibilidade de “ver” e “sentir” o outro, são pais atarefados que não enxergam mais nada na sua frente, além do próprio trabalho, seu cansaço ou a preocupação apenas com as finanças.


Entre tantas outras situações e papéis em que a pessoa em questão só pensa no próprio umbigo e se lamenta.

Ao olhar apenas para o próprio umbigo o ser humano perde a capacidade de se doar aos outros, de perceber quem está ao seu redor e até mesmo que não está e precisa de um pouco de atenção,ajuda seja qual for física, financeira, emocional etc...


Pessoas egoístas não percebem nem ao menos quem precisa ser ouvido e no caso dos filhos precisam até mesmo serem repreendidos para que possam se sentir amados... Já ouvi até pais, que dizem que desistiram de seus filhos – como pode isso?


Educar dá trabalho, é mais fácil deixar para lá...

Ouvir dá trabalho, é mais fácil falar de si sem parar e não perceber o outro, suas necessidades...

Governar, dá um imenso trabalho e por esses dias ouvi de um governante que o estrago que a chuva vem causando “é culpa da natureza” e que ele não Deus para resolver tudo isso!

Mas que ótimo argumento...então!


Então façamos todos assim a partir de agora:

Viveremos apartando-se de tudo aquilo sobre o qual temos inexorável responsabilidade, encontrando uma pomposa desculpa que nos faça de fato acreditar que não temos nada com isso?


Nada me irrita mais que o egoísmo – é pelo egoísmo que muita coisa nesse mundo está errada, é por egoísmo que pais se acomodam , pessoas deixam de fazer algo de bom diariamente pelo próximo (no sentido amplo independente de grau de parentesco, de vínculo afetivo). É por egoísmo que pessoas jogam lixo nas ruas, governantes não fazem sua parte pelo povo e para o povo e tantas outras situações assustadoramente egoístas.


Que pena que os seres humanos estão cada vez mais, perdendo a capacidade de sentir e de sensibilizar-se, de arregaçar as mangas e tentar ajudar quem precisa de algum modo, seja quem for e como puder...


E não falo aqui de causas grandiosas não, saber ouvir já é um grande gesto de amor, ter empatia colocando-se no lugar do que sofre e pensando de que maneira poderia ajudá-lo pois como seria duro se estivesse em seu lugar... também é uma válida opção. E ajudar também não se restringe somente a quem amamos não, isso também seria uma forma de egoísmo, nosso manancial para ajudar o próximo é inesgotável desde que tenhamos um pré requisito também esquecido nos conturbados e modernos dias de hoje: a boa vontade, fazendo bem feita a parte que nos cabe fazer, que é nossa responsabilidade.


Que pena que o Governante em citado não vai ler este artigo no meu Blog e que as pessoas egoístas que conheço também não, mas não sei se iria adiantar, pois aquele que é egoísta... jamais se reconhece como tal.