19 de junho de 2009

Agora é oficial STF derruba exigência de diploma de jornalismo

Supremo Tribunal Federal – STF – derrubou, nesta quarta-feira, a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, por oito votos a um, atendendo ao pedido do Sindicato das Empresas Jornalísticas e do Ministério Público Federal.


Tem um ditado pessimista que diz que "não há nada que não possa piorar..." E posso dizer que mesmo buscando sempre uma alternativa na visão positiva da vida , esse ditado contrário, não deixa de ter sua razão.


Hoje por exemplo, eu poderia dormir sem essa: STF põe fim ao diploma de jornalista! Ótimo, o que já não era bom ficou pior... Aquilo que nunca foi reconhecido e nunca teve valor perante o mercado de trabalho acaba de ser reduzido a nada. Não que eu esteja aqui desmerecendo grandes nomes que não tiveram formação acadêmica - não, não é esse meu enfoque - é apenas um triste desabafo de uma jornalista graduada, diga-se de passagem, há 10 anos, que vê num passe de mágica a validade de seu diploma ser desfeita pelo Supremo Tribunal Federal...


É de doer não somente em mim, mas em todos aqueles que como eu lutaram e lutam até hoje por um lugar digno nessa profissão, que em diversos momentos da história vem sendo distorcida. Achismnos como, " basta saber escrever bem, ou ser extrovertido, é só gostar de ler ou você tem um rosto bonito poderia ser jornalista na televisão.... bem e por ai vai.. teorias que dóem aos ouvidos de quem se preparou, pois sabemos que ser jornalista não se resume a algo tão simplista assim!


Dói para quem estudou e gastou, gastou tempo em horas de estudo e dedicação, dinheiro com a mensalidade e mais gastou por muitos anos energia para procurar um trabalho na área com devido reconhecimento.


É com grande tristeza que hoje me deito tendo que engolir goela abaixo o retrocesso que engloba essa decisão do Supremo. É um descaso, um desmerecimento do profissional jornalista. Então sejamos todos agora entendedores de tudo, abaixo aos diplomas, não é mais necessário especificar-se em nada, basta querer exercer e vamos lá.
Vale lembrar, que em hipótese alguma estou desmerecendo as pessoas auto-didatas, ou mesmo aquelas que não possuem curso superior, mas sim que simplemente excluir do mapa uma graduação que já era exigida, isso sim é o que acho um absurdo inadimissível.


Se não precisa de diploma para ser jornalista, então vamos radicalizar: Quem precisa de direito para ser advogado? Basta então falar bem, escrever bem ter facilidade de entendimento e talvez ler alguns livros de doutrina ou frequentar um curso básico de direito?


Estou há um ano estudando pra o TRT já cursei dois semestres de matérias preparatórias de direito e tenho facilidade de entendimento e por isso eu podeira me intitular advogada?


E por falar em direito, segundo aos que votaram a favor da queda do diploma a justificativa estaria na Constituição "a decisão foi em prol da liberdade de expressão" . Colocações absurdas para não dizer outra coisa foram feitas no âmbito da defesa para reduzir a profissão de jornalista, frases como as seguintes pérolas fizeram parte do rol de comparações para tentar se justificar o injustificável: “O jornalismo não depende de verdades científicas ensinadas nas universidades”, afirmou determinado ministro" ou "são bem sucedidas várias proprietárias de jornais, sem possuírem formação superior em jornalismo", dita por uma advogada, de empresas jornalísticas que ansiavam pela queda do diploma.


Perdem os estudantes que estão em curso na faculdade ao terem essa notícia bombástica, que na minha opinião se traduz em "seus diplomas não valerão mais nada daqui apara frente". Perderão em qualidade os leitores, mas é claro que alguém deve ganhar nessa história toda e não preciso nem dizer quem, pois afinal, se assim não o fosse, essa decisão não seria tomada com tanta unanimidade


Desculpem mas não dava para dormir com essa totalmente a seco... tinha que falar, ou melhor tinha que escrever, ainda que ninguém leia , ainda que ninguém concorde... aqui fica meu desabafo e meu desgosto com tanta coisa que vejo de errada nesse Brasil e agora mais essa... sem mais comentários para o momento!