31 de janeiro de 2009

Rir é o melhor remédio

"Não precisa ir até a farmácia, pois a cura para alguns males pode estar em práticas, que não custam nada - uma deliciosa gargalhada - pode prevenir ou amenizar- vários problemas psicológicos e físicos".

A gargalhada ativa a circulação, promove maior oxigenação do cérebro, exercita quase todos os músculos faciais e vários músculos abdominais e ainda estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores que amenizam a dor e causam uma sensação de prazer.

A risada também tem efeito anestésico e pode aumentar a imunidade do organismo e retardar o envelhecimento da pele, funcionando também como um antídoto anti-rugas.

O ato de rir literalmente relaxa as tensões, ao rirmos, movimentamos simultaneamente 12 músculos faciais e ao passarmos para uma deliciosa gargalhada esse número se eleva para 24 músculos em movimento, entre eles destacam-se, os músculos abdominais. Nesse caso, além de funcionar como uma massagem, para o estomago e intestinos contribuindo para uma boa digestão, a gargalhada também funciona como uma boa, atriz coadjuvante, para o emagrecimento.
Pesquisadores americanos descobriram que 10 a 15 minutos de boas gargalhadas podem queimar as calorias de uma barra média de chocolate. Numa pesquisa realizada com dois grupos distintos, por cientistas da Universidade de Vanderbilt, em Nashville (Estado americano do Tennessee). Os pesquisadores comprovaram que o grupo que gargalhou pelo período de 15 minutos, queimou 20% a mais de calorias, comparando-se ao grupo dos sérios de plantão.

Ainda citando os benefícios da gargalhada e para provar que vale a pena cair na risada, podemos citar que ela também faz bem ao coração.

“Com a gargalhada, o ritmo cardíaco acelera, podendo chegar a 120 batimentos por minuto aumentando a oxigenação das células, tecidos e órgãos. Para o pulmão a vantagem é que durante uma gargalhada, a inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte e com uma maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono é eliminado, como que promovendo uma limpeza no órgão, já no sistema imunológico, diminuem os níveis de cortizol (substância que causa o estresse), que junto com a adrenalina liberada estimula o fortalecimento do sistema imunológico”, é o que afirma o médico Eduardo Lambert, autor do livro A Terapia do Riso, a cura pela alegria.

Em seu livro ele afirma que ''Pesquisas feitas em hospitais americanos mostram que a terapia do riso atenua algumas doenças e acelera a recuperação de pacientes, reduzindo o tempo médio de internação em 20%, dependendo da doença”.

Numa visão filosófica, a doutrina oriental Seicho- No- Ie, explica que sorrir atrai energias positivas para si e contagia o ambiente e as pessoas ao seu redor, funcionando como um receptor de mais e mais felicidade. De acordo com a doutrina, pensamentos positivos e bem humorados também ajudam a criar uma nova realidade na vida diária.
Nas reuniões sempre que possível é aplicado aos participantes o exercício do “Treino do Riso”, onde todos são estimulados a emitirem profundas gargalhadas liberando o som - Uah- há - há-.

Então podemos concluir que está comprovado filosófica e cientificamente, que sorrir, dar boas gargalhadas e levar as coisas na esportiva, sem cobranças excessivas, é o caminho para uma vida saudável e alegre.

Por isso vale até rir de si mesma e para encerrar, convenhamos quem é que não gosta de estar perto de alguém alegre?

O riso e a personalidade

· Sorriso aberto: (tipo há!há!há!) em geral próprio de pessoas
extrovertidas, amigas e leais.
· Sorriso verdadeiro: demorado simétrico, provocando rugas nas
pálpebras, instala-se gradualmente e se vai lentamente, despertando
sinceridade e confiança.
· Sorriso largo: próprio de pessoas abertas e generosas.
· Riso constante: (tipo Olá! Bom diaaa!) É próprio da pessoa que
está sempre contente e otimista demostrando força de caráter.
· Riso contagiante ou vibrante: próprio de pessoas emotivas e
otimistas, desperta a vontade de rir também.