19 de janeiro de 2009

Resgatando a auto-estima através do amor próprio



Eu sou “melhor amigo” de quem?

É incrível como somos capazes de ser o melhor amigo de alguém. Sermos dedicados ao outro, dizer palavras animadoras quando o amigo está arrasado.
Dizer que ele está bonito quando ele está se achando feio. Fazê-lo acreditar que não está acima do peso, mesmo quando ele insiste em achar que está gordinho.

Outro dia uma amiga minha se olhava criticamente no espelho e dizia: olha o tamanho dessa barriga! Estou horrível.
Nesse momento eu disse á ela – você diria isso, dessa forma, para uma amiga? –
E ela me respondeu – “Não”.

Pois bem, quem é que não é capaz de fazer um amigo acreditar que tudo vai melhorar? Que um momento ruim não passa de uma fase? Que se ele errou não tem problema... ele não é o pior ser humano do mundo por isso, dizemos á ele, que fez o melhor que pôde naquele momento.

Engraçado nossa capacidade de erguer o outro, e de ser o melhor amigo de quem? Do seu amigo claro! Mas e de si mesmo? Quem que em sã consciência consegue ser seu próprio melhor amigo?

Ao contrário, conheço pessoas que em momentos difíceis, são capazes de ser seu pior inimigo, as vezes até em momentos felizes também. Por que existem pessoas que não são capazes de conviver com a felicidade, e quando ela chega não consegue vivênciá-la pelo simples fato inconsciente de não se achar merecedor.

Quem é que consegue ter a capacidade de olhar pra si próprio com carinho? Se entender, se compreender? Dar a si mesmo os alimentos emocionais que necessita? Os melhores conselhos, os quais daria ao melhor amigo ou amiga?

Olhar no espelho e dizer para si mesmo o quanto você é gracioso mesmo estando um pouco acima ou abaixo do peso ideal? Dizer pra você mesmo as palavras carinhosas que diria pra o seu melhor amigo , quando está em apuros, quando erra, quando não está feliz...

Apontar para si mesmo as alternativas possíveis para mudar sua própria vida e fazer por você mesmo tudo aquilo que sem sombra de dúvida faria pelo outro?

Esse olhar para dentro de si , requer mais esforço e empenho!

Sabe tudo aquilo que te faz sentir feliz quando uma pessoa querida lhe diz?
Você pode dizer para si mesmo.

É um aprendizado diário que requer muito mais dedicação, mas que pode abrir portas, para uma nova vida através do fortalecimento da sua auto–estima. E o que é melhor, sem esperar isso de ninguém.

Você pode fazer por você mesmo, sem ter esperar por terceiros , sem criar falsas expectativas á cerca das pessoas queridas ou expectativas altas demais, sem esperar que o melhor amigo o faça, o namorado, o marido, o pai ou a mãe ou seja quem for.

Há momentos na vida em que inevitavelmente nos vemos cara a cara consigo mesmo.
E como é complicado esse olhar, nesse momento geralmente queremos nos abarrotar de atividades para não tomarmos contato com aquele que sem dúvida alguma deveria ser nosso melhor amigo : nós mesmos!

Olhar pra si significa crescer, mudar hábitos não saudáveis tanto físicos quanto emocionais. Significa elogiar a si mesmo, se aceitar como é na realidade e acreditar de verdade no próprio potencial de criação, na própria capacidade de mudança é fazer coisas que ninguém mais pode fazer por você.

Louise Hay em seu livro Você pode curar sua Vida, cita o exercício do espelho onde devemos dizer para nossa imagem refletida: “Eu me amo eu me aprovo, tudo está bem no meu mundo”. Um exercício simples, mas que modifica totalmente sua energia pessoal e auxilia na transformação da crença negativa que se tem de si mesmo para uma energia positiva e renovadora.

Eu proponho essa prática com alguns minutos diários repetindo mentalmente ou falando se preferir essa frase, até mesmo sem o espelho, ela é muito eficaz para que você entre em contato com o seu inseparável melhor amigo: Você mesmo!

Os amigos são indispensáveis na nossa vida, inclusive meu artigo anterior é totalmente dedicado à importância deles na nossa vida. Mas o fato é que ainda assim, acima de todas as coisas, a melhor companhia que devemos acreditar ter, somos nós mesmos. Para isso temos que nos amar... Incondicionalmente como amaríamos nosso melhor amigo, sem condenar, sem julgar, sem criticar, sem se autopunir e sem esperar que venha de fora algo que pode ser encontrado dentro de você.
Pois aquilo que o outro te dá acaba e aquilo que está dentro de você mesmo é um manancial inesgotável.

Amor de dentro para fora , sempre buscamos o amor nos outros , mas qual é quantidade de amor que dedicamos a nós mesmos?

O quanto você tem sido seu “melhor amigo”?