26 de janeiro de 2009

Reforma ortográfica


Você gostou da ideia?

Não você não está lendo errado, agora ideia é sem acento. Entre outras mudanças, muitas outras.

Um acordo ortográfico da Língua portuguesa foi assinado em 29 de setembro do ano passado pelo presidente Lula, onde se estabelece uma reforma ortográfica com o objetivo de unificar a escrita na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formados por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. Desde 01 de janeiro de 2009 estão valendo (na teoria), as novas regras ortográficas nos países aderentes, inclusive no Brasil.

O tema virou assunto de destaque entre os brasileiros e uma certa tensão se estabeleceu a respeito, porque, após anunciada a mudança pouco foi dito sobre sua validação oficial. Todos acharam que a aderência à nova ortografia, deveria ser imediata. Mas o fato já foi esclarecido, para alívio de jornalistas, concurseiros, blogueiros (e incluo-me nas três categorias citadas) ou para todos aqueles que fazem uso diário da escrita. A boa notícia é que foi estabelecido um período de transição, até 31 de dezembro de 2012, nesses 4 anos as duas formas - a anterior e a nova - serão consideradas válidas e aceitas em concursos e vestibulares.A partir de janeiro de 2013, serão corretas apenas as novas grafias.

Oficialmente as bancas organizadoras de concursos, por exemplo, serão devidamente orientadas para aceitar as duas formas de escrita nesse período de transição. Eu particularmente posso dizer aliviada, ufa! Regra velha, regra nova por mais que eu goste de brincar com as palavras, convenhamos? A língua portuguesa sempre foi muito complicada. E não irá deixar de ser agora.

Analisando um pouco as novas mudanças, o que mais me pareceu loucura, foi a questão : do hífen, então aquilo que nunca foi fácil, se tornou ainda mais complexo. Pelo pouco que percebi nessa alteração toda, o hífen é o calcanhar de Aquiles do novo acordo, principalmente porque a reforma apresenta indefinições, imprecisões e lacunas. Há casos em que o hífen permanece como era antes, há casos em que desaparece e há outros em que passa a existir, onde não aparecia. Que loucura! (Rs)

Pois bem agora como dica, a todos que se valem da escrita , atenção redobrada! E peço desculpas aqui aos meus leitores, por possíveis confusões na minha redação.

Uma matéria publicada hoje na folha de São Paulo, sobre o tema, um título me chamou a atenção – “Nova regra de ortografia confunde até dicionário”- por ai, podemos deduzir o quanto essa brincadeira ainda dará trabalho. Mas vamos fazer nossa parte, vamos consultar manuais de redação e dicionários, que estão sendo lançados com as novas alterações e apostar também - sempre na boa leitura - para aprender as novas regras, pois a ortografia é principalmente uma questão de registro da imagem /forma das palavras.

Enquanto isso... por aqui tenho até dezembro de 2012 (rs) para decidir se retiro, já ou não, o acento do Universo de Idéias... (agora idéia é sem acento).

A diferença? Na minha opinião nenhuma, diria até que uma tremenda falta do que fazer, mas fazer o que?